Graduação Infantil

Infantil - Corda Crua

Infantil — Corda Crua

Início lúdico: ginga, convivência e musicalidade básica.

  • Ginga, aú, negativa e rolê com apoio.
  • Palmas no tempo; 1–2 cantigas.
  • Respeito às regras da roda.
Infantil - Crua Ponta Crua/Amarela

Infantil — Corda Crua Ponta Crua/Amarela

Primeira transição: sequência simples com atenção às combinadas.

  • Ginga contínua; entradas/saídas seguras.
  • Percebe início/fim do jogo pelo berimbau.
  • Cuida do uniforme e instrumentos.
Infantil - Crua Ponta Amarela

Infantil — Corda Crua Ponta Amarela

Evolução motora, atenção e cooperação.

  • Transições ginga ↔ esquiva ↔ rolê.
  • Refrões simples; pandeiro básico.
  • Postura e cuidado com o colega.
Infantil - Crua Ponta Amarela/Laranja

Infantil — Corda Crua Ponta Amarela/Laranja

Autonomia básica no jogo e na musicalidade.

  • Combinações simples com fluidez.
  • Responde a variações de toque.
  • Ajuda colegas menores.
Infantil - Crua Ponta Laranja

Infantil — Corda Crua Ponta Laranja

Jogo consciente e cooperativo.

  • Aplicação de ataques básicos com controle.
  • Canta 3–4 cantigas.
  • Organização na roda e instrumentos.
Infantil - Crua Ponta Laranja/Azul

Infantil — Corda Crua Ponta Laranja/Azul

Transição para desafios técnicos maiores.

  • Meia-lua de frente/compasso com controle.
  • Reconhece toques (angola/são bento).
  • Exemplo de disciplina.
Infantil - Crua Ponta Azul

Infantil — Corda Crua Ponta Azul

Constância e musicalidade ativa.

  • Sequências com fluidez e domínio corporal.
  • Toca pelo menos 2 instrumentos.
  • Assiduidade elevada.
Infantil - Crua Ponta Azul/Verde

Infantil — Corda Crua Ponta Azul/Verde

Fechamento do infantil: maturidade para o jogo e para o grupo.

  • Leitura de roda e malícia iniciante.
  • Apresenta uma cantiga solo.
  • Exemplo de respeito e cuidado.

Graduação Juvenil e Adulto

Corda Crua

Corda Crua

Fundamentos técnicos e culturais.

  • Ginga, esquivas, rolês, aú, negativa, cocorinha.
  • Regras da roda e hierarquia.
  • 2 toques básicos; 3–5 cantigas.
Corda Crua/Amarela

Corda Crua/Amarela

Consistência de base e início de combinações ofensivas/defensivas.

  • Transições fluídas entre defesa e contra-ataque.
  • Marca tempo, canta refrões.
  • Assiduidade e postura.
Corda Amarela

Corda Amarela

Construção de jogo ofensivo/defensivo com controle.

  • Compasso, queixada, armada e defesas correspondentes.
  • Leitura de toques e adequação do jogo.
  • Colaboração com a roda.
Corda Amarela/Laranja

Corda Amarela/Laranja

Aprimora fluidez e malícia; amplia repertório musical.

  • Variações de compasso/chapa com controle.
  • Toque com canto no berimbau.
  • Ajuda iniciantes.
Corda Laranja

Corda Laranja

Fluidez, malícia e leitura de jogo.

  • Combinações sob diferentes toques.
  • Conduz coro; pandeiro/atabaque com marcação firme.
  • Exemplo de disciplina.
Corda Laranja/Azul

Corda Laranja/Azul

Transição para jogos mais exigentes.

  • Quedas, entradas e saídas com controle.
  • Toques de angola/regional com segurança.
  • Participa de treinos especiais.
Corda Azul

Corda Azul

Consistência técnica e musicalidade ativa.

  • Domínio de esquivas/contra-ataques.
  • Puxa roda com canto e instrumento.
  • Assiduidade alta.
Corda Azul/Verde

Corda Azul/Verde

Jogo maduro e consciente do coletivo.

  • Conduz momentos da roda e auxilia novatos.
  • Repertório ampliado de cantigas.
  • Postura e exemplo.
Corda Verde

Corda Verde

Maturidade técnica e responsabilidade com o grupo.

  • Conduz roda, corrige básicos e orienta.
  • Ladainhas e fundamentos históricos.
  • Exemplo de conduta.
Corda Verde/Roxa

Corda Verde/Roxa

Transição para responsabilidade ampliada.

  • Conduz treinos e pequenos eventos.
  • Domínio de repertório musical maior.
  • Mentoria de alunos.
Corda Roxa

Corda Roxa

Jogo refinado e condução de rodas.

  • Sequências complexas com controle.
  • Conduz canto e berimbau com firmeza.
  • Participa da formação do núcleo.
Corda Roxa/Marrom

Corda Roxa/Marrom

Síntese de técnica e musicalidade com liderança.

  • Domínio técnico e leitura de roda apurada.
  • Conduz apresentações e treinos.
  • Exemplo e referência.
Corda Marrom

Corda Marrom

Liderança em rodas e na construção do grupo.

  • Conduz treinos, cuida do padrão pedagógico.
  • Repertório vasto de toques/cantigas.
  • Responsabilidade com eventos.
Corda Marrom/Vermelha

Corda Marrom/Vermelha (Professor/Mestrando)

Transição formal para o grau de Mestrando.

  • Ensino, liderança e condução de rodas/eventos.
  • Pesquisa e guarda da tradição.
  • Exemplo ético e comunitário.
Corda Vermelha

Corda Vermelha

Domínio técnico-musical completo e liderança ativa.

  • Conduz jogos sob todos os toques com malícia e controle.
  • Puxa rodas e organiza o coletivo.
  • Forma novos quadros.
Corda Vermelha/Branco

Corda Vermelha/Branco

Transição para o grau máximo; referência técnica e pedagógica.

  • Domínio de toques/cantigas e condução de eventos.
  • Mentoria avançada e preservação da identidade.
  • Responsabilidade institucional.
Corda Branca

Corda Branca

Grau máximo. Síntese de técnica, musicalidade, história e liderança.

  • Guarda e transmite a essência da Barra Nzinga.
  • Forma professores/mestrandos e conduz projetos.
  • Responsável pela continuidade e valores da escola.